Revista Portuguesa de Terapêutica Integrada

 
ISSN edição digital 2183-4970

Editorial

Saúde e Desenvolvimento Social

A. M. Silvério Cabrita

Dezembro 2015

A vida do Homem deve ser entendidada como algo que não se esgota na simples dimensão biológica do seu organismo isolado, compeendendo um nível superior onde se integra o bem estar global do indíviduo e uma interacção  equilibrada com o meio envolvente.

Para alcançar uma vida digna todos os homens devem ter acesso a uma instrução que lhes permita conhecer e integrar-se em termos culturais, científicos e tecnológicos no seu tempo, aceder ao conhecimento dos acontecimentos sem deturpação ou manipulação dos factos, aceder a uma alimentação saudável e ajustada às suas necessidades, aceder a condições de habitação confortáveis e saudáveis num ambiente ecologicamente equilibrado que não seja fonte de doença, ter acesso a condições de manter a saúde, prevenir a doença e de tratamento das denças.

Em contrapartida o homem tem a obrigação de contribuir com trabalho para o desenvolvimento e bem estar da sociedade. O desenvolvimento social deve ter por base o trabalho dos seus elementos e desenrolar-se ao distribuir a todos os elementos da comunidade os benifícios decorrentes desse desenvolvimento. O desenvolvimento da sociedade deve basear-se não na riqueza acumulada, mas na boa distribuição da riqueza existente para bem estar de todos, independentemente das suas convicções políticas, filosóficas, religiosas, raça ou condição socio-económica. 


Cite este artigo: Silvério Cabrita, AM; Saúde e Desenvolvimento Social - Editorial.  Revista Portuguesa de Terapêutica Integrada. Dezembro 2015.